);
Loja 1: (19) 3871-5175/ 3869-2550
Loja 2: (19) 3871-1597 / 3829-1597
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TER O SEU DECK DE MADEIRA
blog img

O termo deck era utilizado originalmente para nomear parte da estrutura de antigos navios. Hoje em dia, falamos muito sobre os decks de madeira na arquitetura, construção civil e design de interiores. 

O que poucos percebem é que, além de ser uma estrutura multifuncional, os decks de madeira são uma ótima opção para compor a decoração, tanto de ambientes externos quanto de ambientes internos.

Ter uma estrutura dessas em sua casa não requer tanto trabalho, mas é importante que você saiba de algumas coisas previamente. Por isso, listamos abaixo algumas dicas importantes para você conquistar o deck de madeira perfeito!

AMBIENTE

Hoje em dia, decks de madeira podem ser utilizados nos mais diversos ambientes, desde banheiros, ofurôs, piscinas, até mesmo em paredes e jardins verticais.

Uma estrutura de boa qualidade deve suportar as condições que o ambiente oferecerá, como umidade e exposição ao sol. 

Em ambientes externos, não é indicado que a estrutura do deck seja montada diretamente sobre gramas, pois o contato constante com o solo úmido pode diminuir sua vida útil. O ideal é que seja feito um nivelamento do solo e um contrapiso de cimento ou concreto, com escoamento de água.

MADEIRA

Na hora de escolher o material que irá compor seu deck, é muito importante a escolha de uma madeira de boa qualidade, pois isso fará toda diferença no tempo de vida útil da estrutura.

Alguns dos tipos de madeiras mais usados em decks são Cumaru, Angelim e Itaúba, por serem madeiras mais nobres e de alta qualidade. A escolha por madeiras como estas pode garantir uma estrutura com maior tempo de duração, e que requeira menos manutenção com o passar do tempo.

TRATAMENTO DA MADEIRA E CONSERVAÇÃO

Outro fator importante para a instalação do deck é o tratamento prévio da madeira, principalmente para peças que ficarão expostas ao sol e umidade.

A escolha por uma madeira de qualidade é essencial, mas o tratamento adequado das pessoas também é indispensável, pois, dessa forma, você terá a garantia de ter um deck que exija menos manutenção e que permaneça saudável por mais tempo.

Junto com sua instalação, a madeira do deck deve passar por um processo de impermeabilização com um selador (stain) ou um verniz comum. O stain costuma ser mais indicado, pois penetra na madeira, afasta insetos e fungos e facilita manutenções futuras.

A manutenção desse processo de impermeabilização deve ser feita anualmente. Caso opte por usar verniz, é necessário que o deck seja todo lixado antes de aplicar o produto. Já para quem opta pelo stain, não há necessidade de lixar as peças.

O mais indicado é que o processo de montagem e impermeabilização do deck de madeira seja feito por um profissional especializado, dessa forma há uma garantia maior de que a estrutura ficará sem falhas e sem riscos de empeno.

Na Madeireira Edgar trabalhamos com decks de madeira em Cumaru, além de contarmos com o serviço próprios de instalação e impermeabilização, garantindo a entrega de um produto de alta qualidade para nossos clientes de Valinhos, Campinas e região.

Tem interesse em ter um deck de madeira na sua casa também? Entre em contato conosco!

Leave a Reply