);
Loja 1: (19) 3871-5175/ 3869-2550
Loja 2: (19) 3871-1597 / 3829-1597
Conheça diferentes tipos de TELHAS!
blog img

Embora seja a última etapa de uma obra, o telhado e a escolha das telhas deve ser feito logo no início do projeto do imóvel. Essa parte do projeto é uma das grandes responsáveis por nos apresentar o estilo de arquitetura e estética que aquela obra segue.

Isso se dá ao fato de existirem diversos tipos de telhas e telhados, cada um com características específicas como material, cor, inclinação, isolamento térmico e durabilidade.

Essa diversidade de materiais deve ser levada em consideração no início da obra, para evitar qualquer tipo de surpresa quando chegar a hora de sua execução. Nesse post vamos falar um pouquinho sobre os tipo de telhas que você pode encontrar por aí, confira!

TELHAS DE CERÂMICA

Este é o tipo de telha mais comumente usado nas casas brasileiras. São feitas de barro e deixam a casa com um estilo um pouco mais rústico e aconchegante.

É possível encontrar diversas variações das telhas de cerâmica, sendo que as mais utilizadas são a Telha Francesa, Telha Portuguesa, Telha Americana, Telha Romana, Telha Colonial e a Telha Plan.

Uma vez que são feitas pelo mesmo material, o que difere uma das outras é, principalmente, seu formato.

A Telha Francesa, que também é popularmente chamada de Telha Marselha, possui um certo relevo em suas bordas, o que auxilia o encaixe e a fixação entre as peças. Por conta disso, é um dos modelos mais indicados para regiões com ventos fortes, por sua resistência, e também para telhados que possuem uma inclinação mais acentuada.

TELHA DE CERÂMICA FRANCESA - MADEIREIRA EDGAR VALINHOS

A Telha Portuguesa, por sua vez, possui uma metade arredondada e a outra metade “plana’. Essa é uma ótima escolha para quem deseja um telhado com uma estética ondulada.

TELHA DE CERÂMICA PORTUGUESA - MADEIREIRA EDGAR VALINHOS

Já a Telha Americana, também possui uma metade arredondada e a outra metade plana, se parecendo muito com a Telha Portuguesa, porém possui um tamanho maior (próximo ao tamanho da Telha Colonial que vamos apresentar mais adianta), sendo indicada para telhados mais robustos (maiores).  

TELHA DE CERÂMICA AMERICANA - MADEIREIRA EDGAR VALINHOS

Enquanto a Telha Romana, também possui uma divisão parecida com a Portuguesa, porém a sua metade mais “alta” apresenta uma forma plana. É um modelo de fácil encaixe e muito indicado para quem precisa economizar no custo total do telhado.

TELHA DE CERÂMICA ROMANA - MADEIREIRA EDGAR VALINHOS

A Telha Colonial apresenta um formato totalmente côncavo. Sua instalação é feita através do encaixe de telhas invertidas, na qual duas fileiras de telha viradas “para cima” se encaixam por uma fileira de telha virada “para baixo”. Esse formato de instalação auxilia no escoamento de água, o que torna o modelo muito interessante para locais com bastante incidência de chuvas.

TELHA DE CERÂMICA COLONIAL - MADEIREIRA EDGAR VALINHOS

Por último e não menos importante, temos o modelo de Telha Plan. Este é muito parecido com o tipo Colonial, porém apresenta um formato reto (“plano”).

TELHA PLAN - MADEIREIRA EDGAR VALINHOS

Apesar dos diferentes formatos entre os modelos de telhas de cerâmica, os modelos Americana, Francesa, Portuguesa e Romana variam de 37 a 44 centímetros de comprimento.

Já os modelos Colonial e Plan possuem o comprimento maior, mas ainda assim consomem mais Telhas por metro quadrado quando comparadas aos outros modelos. 

Sendo assim, podemos dizer que para cobrir um metro quadrado de telhado, serão necessárias aproximadamente 12 a 26 telhas. Uma informação importante a se levar em consideração é que, para as telhas de cerâmica, recomenda-se uma inclinação mínima de 25%, dependendo do modelo de Telha, sendo imprescindível que a definição do projeto do telhado seja feita por um profissional.

Porque escolher telhas de cerâmica para sua casa? Dentre as vantagens deste modelo, podemos listar o isolamento térmico e a facilidade na limpeza e manutenção. Por conta do seu peso, a instalação deste tipo de telhado requer uma estrutura mais robusta na construção.

TELHAS DE CONCRETO

Conhecidas também como Telhas de Cimento, as Telhas de Concreto são modelos um pouco mais modernos e recentes no meio civil. Entretanto, as vantagens apresentadas por esse modelo as tornam cada vez mais populares.

Dentre as principais características apresentadas pelas Telhas de Concreto, podemos listar seu conforto térmico e a possibilidade de poder utilizá-las em projetos que contam com uma inclinação maior que 35%.

Além disso, também é válido ressaltar a variedade de cores e formatos que este modelo pode apresentar.

TELHA DE CONCRETO - MADEIREIRA EDGAR VALINHOS

Importante: este modelo, apesar de possuir peso unitário maior do que as Telhas Cerâmicas, nem sempre são mais pesadas no metro quadrado de telhado, por serem maiores e consumirem menos telhas para cobrir esse perímetro.  

MODELOS ESMALTADOS

Apesar de serem um tipo de telha feito de cerâmica, este modelo ganha um diferencial em seu acabamento. No final do seu processo de produção, essas telhas ganham uma camada de cor, o que garante não só uma grande variedade de cores disponíveis no mercado, mas também mais durabilidade e resistência ao modelo,

Essa camada de cor deixa o modelo menos permeável, o que pode reduzir a possibilidade de infiltrações e o surgimento de fungos no telhado.

TELHA DE ESMALTADA - MADEIREIRA EDGAR VALINHOS

Por possuir um acabamento em especial, esse modelo de telha geralmente tem um preço um pouco mais elevado que as telhas de cerâmica normal, tornando-a um pouco menos popular em telhados grandes.

TELHAS DE FIBROCIMENTO

As Telhas de Fibrocimento chegaram ao mercado como substitutas das antigas e famosas telhas de amianto, que tiveram sua comercialização proibida por possuírem substâncias que apresentavam altos riscos à saúde.

O seu formato mais popular e tradicional é o ondulado, apesar de ser possível encontrar no mercado alguns modelos de fibrocimento que imitam o formato de telhas de cerâmica. Esta é uma telha bastante leve, mas ainda assim bastante resistente e durável.

TELHA DE FIBROCIMENTO - MADEIREIRA EDGAR VALINHOS

Além de apresentar uma vantagem financeira em relação à outros tipos de telha, este modelo pode ser instalado em locais com inclinação mínima de 15%. 

A principal desvantagem das Telhas de Fibrocimento é a alta absorção de calor que o material possui, podendo deixar os ambientes onde é instalada bastante quentes.

Estes são alguns dos tipos de telhas mais fáceis de serem encontrados no mercado, e muito comuns nos projetos de casas e imóveis no Brasil. Quer saber mais ou tirar algumas dúvidas sobre seu projeto? Na Madeireira Edgar também trabalhamos com telhas, converse com nossos profissionais para saber mais sobre o assunto!

Leave a Reply